Novembro 30, 2021

Cancelamento Viagem Motivo Doença: Como obter um reembolso?

Não importa o quão entusiasmado está por uma viagem, por fazes, coisas inesperadas acontecem: Está demasiado doente para viajar ou – nos dias atuais da pandemia COVID-19 – suspeita que pode estar. Se essa hipótese está sobre a mesa, que precauções o viajante pode tomar?

Passo 1: Avalie a sua doença.

Acontece que existem, na realidade, regras rígidas e rápidas para quando não deve ir viajar para os céus. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), por exemplo, recomenda aqueles com sintomas de COVID-19 a não viajarem.

Por norma, também deve desistir de uma viagem, se tiver uma febre superior a 37,78°C e sintomas como tosse ou espirros, diz William Schaffnerm M.D, um professor de doenças infeciosas do Vanderbilt University Medical Center.

“De todas as infeções adquiridas em meios de transporte públicos, acho que as respiratórias são as mais comuns”, diz ele. E tossir e espirrar fornecem mais energia às expirações, o que significa que você tem mais probabilidade de espalhar germes ou vírus por uma distância maior do que se simplesmente fungasse.

Na realidade, estar a apenas duas filas de alguém doente pode aumentar o risco de apanhar o que quer que ela tenha, descobriram algumas pesquisas. Quanto mais longo o voo, mais provável é que você infete outras pessoas.

O CDC também recomenda que todos os que viajam, sejam completamente vacinados conta a COVID-19. “As vacinas são muito, muito eficazes na prevenção de infeções e a manter as pessoas fora do hospital com COVID”, disse o Dr. Schaffner.

Adicionalmente, a organização avisa contra viajar, se recentemente foi submetido a uma cirurgia, teve um ataque cardíaco ou um derrame. Em qualquer uma dessas instâncias, tem motivos plausíveis para defender o seu caso.

Passo 2: Conheça as regras.

Hoje, em Portugal, as companhias aéreas basicamente em todas as áreas (exceto algumas companhias aéreas de baixo custo e tarifas económicas básicas) têm sempre se conseguido livrar das taxas de mudança, diz Scott Keyes, fundador da Scott’s Cheap Flights. Isso significa que normalmente, se fizer uma reserva na classe económica principal ou superior, poderá alterar as datas da viagem após a reserva sem pagar multa além de quaisquer diferenças de tarifa. (A Southwest tem essa política há décadas.) Portanto, embora refazer a reserva para outro horário não seja o mesmo que um reembolso, geralmente é uma opção se você estiver doente demais para voar agora.

Também é importante observar algumas atualizações políticas importantes no mundo dos voos e da flexibilidade. Recentemente, por exemplo, a United anunciou que os passageiros com reservas na classe económica básica agora podem fazer o upgrade para a classe económica principal (algo que não era permitido no passado) e, portanto, podem mudar de voo sem ter que pagar multa. “É um pouco complicado”, diz Keyes. “Mas é uma forma de as pessoas terem flexibilidade se, por algum motivo, não puderem viajar.”

Também é importante ter em conta: Se uma companhia aérea, cancela ou altera significativamente o seu voo, por lei pode exigir um reembolso total (ou pode alterar o voo para um mais conveniente para si). Portanto, se o seu voo sofrer uma grande alteração e se, de qualquer forma, já se estiver a sentir menos bem, saiba que esse tipo de alterações são uma oportunidade de tanto obter um reembolso ou trocar para um voo muito mais conveniente, diz Keyes.

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Passo 3: Apanhe a maré – com o seu médico e depois com a sua companhia aérea.

Se for, na realidade, um passageiro doente e precisa de cancelar o seu voo (leia: não pode alterar as suas datas), tente fazê-lo antes do horário de partida programado, diz Brett Snyder, presidente da Cranky Concierge de assistência a viagens aéreas. Se não cancelar a tempo, perderá a capacidade de usar esse crédito para viagens futuras.

Geralmente, um atestado médico ou de uma carta médica que prove a sua condição. Quando tiver isso, vale a pena ligar para a companhia. Embora um reembolso complete por estar doente seja pouco provável (um crédito para utilizar em outro voo será uma esperança mais realista), Keyes aponta que “os agentes do serviço de apoio ao cliente das companhias têm autoridade para tomar decisões sobre se eles irão atender ou não ao que você pediu.” E, com a pandemia, pode ter uma chance superior de clemência do que teria antes, diz ele.

Se não obtiver o que queria na primeira tentativa, ligue novamente, ele sugere. Existe milhares de representantes numa companhia aérea. “Não assuma, ‘bem, eu tenho que suportar o custo do bilhete’. Ponha a prova as suas chances sorte e ligue, talvez tenha sorte,” Keyes diz.

Na realidade, esse conselho serve para qualquer situação relacionada com a viagem, esteja dentro do prazo de cancelamento de 24 horas, não tenha um atestado médico ou apenas se sinta preso - sempre vale a pena entrar em contato e tentar conseguir o que puder.

Passo 4: Pense no futuro.

Está preso numa taxa? Na próxima vez que estiver a reservar uma viagem cara, considere o seguro de cancelamento de viagem (CFAR), que pode reembolsá-lo em caso de doença.

“CFAR tende a ser algo que as pessoas compram por aspiração”, diz Keyes. “Mas não é uma ‘carta branca’”. Pode, no entanto, dar-lhe um reembolso de 75 por cento do preço de um voo se o seu motivo para não voar estiver coberto, por exemplo.

“As apólices variam entre seguradoras e produtos”, diz Keyes. Portanto, certifique-se de ler as letras pequenas de qualquer plano que adquirir para ter a certeza de que compreende o que está a ser segurado.

Cobertura de cancelamento de viagem e motivos cobertos

Sob certas circunstâncias, pode ser necessário cancelar uma viagem. No entanto, sem seguro de viagem, uma pessoa pode perder muito dinheiro com passagens, taxas de viagens, hotéis e outras atividades pré-pagas. Felizmente, a cobertura de cancelamento de viagem oferece reembolso de até 100% dessas despesas ao cancelar uma viagem (por um motivo que esteja coberto) antes da partida.

Principais razões pelas quais as pessoas cancelam viagens

Existem muitos motivos pelos quais uma pessoa pode precisar de alterar seus planos de viagem. Na cobertura de cancelamento, existem certos motivos aceitáveis (conhecidos como motivos cobertos) para cancelar uma viagem, como os abaixo. Cancelamento viagem motivo doença: Os motivos cobertos variam de acordo com a apólice e o provedor, portanto, certifique-se de ler os motivos cobertos antes de adquirir uma apólice.

  • Lesões ou doenças. São os principais motivos para cancelar uma viagem. Ninguém gosta de viajar enquanto se sente indisposto. Além disso, os ferimentos podem tornar impossível viajar, especialmente num avião ou barco. Além de ferimentos pessoais ou doenças, isso cobre circunstâncias semelhantes com um companheiro de viagem, membro da família e parceiro de negócios também.
  • Morte. Semelhante ao motivo acima, a maioria dos planos de cancelamento cobrirão se um membro de família ou companheiro de viagem falecer inesperadamente antes da viagem.
  • Desastres Naturais. Quando um furacão ou desastre natural semelhante atinge um destino após a compra da apólice, o cancelamento normalmente está coberto.
  • Atos de Terrorismo / Evacuação. Quando um destino é evacuado por qualquer motivo ou sob ataque terrorista, é possível cancelar planos sem repercussões.
  • Inadimplemento financeiro da agência de viagens.
  • Morte ou hospitalização do hospedeiro.
  • Danos residenciais. Se a casa de uma pessoa foi roubada ou danificada, a pessoa pode cancelar os planos e voltar para casa a qualquer momento.
  • Necessidade de comparecer a um tribunal ou implantação militar. Muitas pessoas fazem planos de férias com bastante antecedência. Quando chega um aviso de serviço de tribunal ou implantação militar, o seguro torna possível cancelar planos de viagem sem perdas.
  • Mudança de emprego. Quando uma pessoa é demitida ou transferida de um emprego, é possível cancelar os planos de viagem.
  • Acidentes de trânsito. Se o veículo de uma pessoa foi danificado num acidente de carro antes de sair numa viagem, os planos podem ser alterados sem preocupações.

Cobertura de cancelamento por qualquer motivo

No mundo dos seguros de viagens, também existe a cobertura “Cancelamento por qualquer motivo”. Por exemplo, se uma pessoa deseja cancelar uma viagem a um país estrangeiro por motivos de convulsão política, esta cobertura garantirá o reembolso de pelo menos uma parte das despesas de viagem.

Antes de adquirir um seguro de viagem, é vital comparar a cobertura. Cada plano oferecerá vários benefícios. É essencial revisar e compreender a descrição individual de cobertura para que a melhor política seja escolhida.

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