Novembro 30, 2021

Como Funciona o Seguro Viagem? Eis aqui toda a informação!

Quando a maioria das pessoas pensa em seguro de viagem, entendem-no como um reembolso na eventualidade em que se vejam impedidos de fazer uma viagem por motivo de doença, lesão ou morte na família. No entanto, o seguro de viagem efetivamente cobre uma infinidade de outras situações que o podem impedir de realizar uma viagem ou de ter que a interromper abruptamente.

Se, por exemplo, adoecer ou ficar magoado durante um período de seis dias numa viagem de 14 dias e não puder prosseguir com a mesma, o seu seguro de viagem pode reembolsá-lo dos custos do período restante da viagem. Outras situações que o seguro irá cobrir e em que o pode compensar pelas suas despesas não reembolsáveis incluem: mau tempo que cancele voos ou cause prejuízos no destino da sua viagem; a eventualidade de perder o seu emprego ou de se ver forçado a trabalhar durante o tempo que a sua viagem foi agendada; se for convocado para o dever de jurado e não puder recusar, se a sua agência de viagens abrir falência. Por favor, tenha em conta que a cobertura pode variar de acordo com o provedor e o plano.

O seguro de viagem geralmente também proporciona outras coberturas, tais como indemnização por morte, cobertura para tratamento médico de emergência de que precise numa viagem e reembolso por perda de bagagem.

O seguro de viagem funciona como uma forma de indemnização para proteger os viajantes se algo correr mal antes ou durante a sua viagem. A maioria das apólices foi concebida para proporcionar proteção em caso de eventos inesperados que gerem perdas financeiras para o viajante, incluindo cancelamentos de viagens, emergências médicas, atrasos de viagem ou perda de bagagem.

O seguro de viagem foi projetado para cobrir eventos imprevistos, por isso apenas pode estar coberto se adquirir a sua apólice antes que um evento tenha impacto na sua viagem. Quando um imprevisto acontece, já não pode ser coberto por uma nova apólice.

Como Funciona o Seguro Viagem? Encontrar a Apólice Certa

O seguro de viagem está disponível através de muitos meios diferentes, incluindo a companhia aérea do viajante, a linha de cruzeiro, a agência de viagens ou a entidade organizadora da viagem. Estas empresas usualmente fazem parceria com um provedor de seguro de viagem para oferecer uma apólice de seguro "à medida" para viajantes, com condições prévias e preços já definidos.

Viajantes que prefiram pesquisar opções de cobertura e preços podem comparar apólices de todos os principais provedores num site de comparação, tais como o Iati Seguros.com.

Estes são os passos para comprar uma apólice na Iati Seguros:

1.    O formulário de pesquisa da Iati Seguros coloca uma série de questões para poder apresentar-lhe uma lista de todas as apólices disponíveis para a sua viagem. Estas questões incluem: a idade de cada viajante, as datas da sua viagem, o custo da mesma e o país para o qual planeia viajar.

2.    Após o preenchimento do formulário de pesquisa, ser-lhe-á mostrada uma lista de todas as apólices disponíveis para a sua viagem. A Iati Seguros recomenda visualizar as apólices das menos para as mais caras, de forma a ajudar os viajantes a encontrar a melhor cobertura pelo menor preço. Um prémio maior não significa que uma apólice seja melhor.

3.    Depois de selecionar a apólice que considera melhor para a sua viagem, verifique o certificado da apólice para quaisquer exclusões ou valores de cobertura que sejam relevantes para si. O certificado lista todos os benefícios e valores de cobertura da apólice, o que está coberto e o que está excluído.

4.    Pode adquirir uma apólice online de imediato, ou a qualquer momento, até à véspera de partida para a sua viagem.

5.    A sua apólice entrará em vigor à meia-noite do dia seguinte ao da compra, e a cobertura durará até o final da sua viagem.

como funciona o seguro viagem

Como Funciona o Seguro Viagem? O Processo de Sinistros

A maioria dos benefícios do seguro de viagem são projetados para reembolsar um viajante por perdas incorridas relacionadas com a sua viagem. Se experienciou uma perda antes ou durante a sua viagem, pode ser elegível para reembolso do seu provedor de seguro de viagem. Pode entrar em contacto com o seu provedor antes, durante ou depois da sua viagem para submeter um pedido.

A maioria dos provedores de seguros de viagem processa um pedido e comunica uma decisão entre 15-30 dias. O tempo necessário ao processamento de um pedido de reembolso depende da situação e da rapidez com que todas as informações relevantes forem recebidas.

Estes são os passos para apresentar um pedido de reembolso:

1.    Comunique a sua perda ao seu provedor o mais rapidamente possível, antes, durante ou depois da sua viagem. Usualmente, é necessário providenciar pagamento prévio e apresentar um pedido de reembolso.

2.    Se ainda não iniciou a sua viagem e tem um pedido de cancelamento a fazer, submeta-o ao seu provedor imediatamente. Se ainda estiver a viajar e tiver um pedido a submeter, contacte o departamento de apoio a sinistros do seu provedor, disponível 24 horas por dia. Pode ser capaz de iniciar o processo do seu pedido mais cedo enquanto ainda está de viagem, ou pode registar uma reclamação quando regressar a casa.

3.    Vai necessitar de documentação comprobatória para comprovar a perda financeira associada à sua reivindicação. Isso pode incluir recibos da sua viagem, extrato do seu cartão de crédito para servir como comprovativo de pagamento, um aviso de cancelamento ou horário de voo do seu fornecedor de viagens, ou registos médicos, entre outros.

4.    O seu provedor entrará em contacto consigo assim que tiver uma decisão, possivelmente entre 15-30 dias.

O seguro de viagem é uma rede de segurança que pode adquirir para o ajudar a proteger o seu investimento em viagens, no caso de eventos inesperados com impacto negativo nos seus planos de viagem. Funciona de forma bastante semelhante a outras apólices de seguro das seguintes formas:

1. Adquira um seguro de viagem antes que efetivamente aconteça algo que interrompa a sua viagem. Quando um imprevisto acontece, tal como um ato de terrorismo, doença ou mau tempo, já não pode adquirir um plano que cubra este ou quaisquer eventos relacionados.

2. Leia cuidadosamente o plano escolhido antes de o adquirir Vai querer compreender exatamente o que a sua companhia de seguros vai cobrir e o que não vai.

3. Forneça a documentação sobre a sua questão ao apresentar um pedido. A documentação pode ser uma fatura médica, declaração da companhia aérea ou um horário de voo, dependendo da situação.

4. Pague previamente os seus próprios custos (o mais provável). O seguro de viagem funciona principalmente mediante uma estrutura de reembolso. Será reembolsado pela companhia de seguro de viagem caso esta aprove o seu pedido.

O seguro de viagem está disponível para uma grande variedade de preocupações, desde atrasos ou cancelamento da sua viagem a serviços médicos e de evacuação. Frequentemente, os viajantes que procuram planos acabam por adquirir planos abrangentes de seguro de viagem. O plano abrangente certo pode fornecer cobertura para uma série de coisas e incluirá diferentes níveis de cobertura para cancelamento e interrupção da viagem, algumas perdas de bagagem e emergências médicas. Alguns também oferecerão cobertura adicional ou opcional, tal como uma renúncia às condições prévias, morte acidental ou o benefício Cancelar por Qualquer Motivo.

Muitos dos custos da sua viagem têm que ser previamente pagos e não são reembolsáveis, por isso se suceder algo que o impeça de ir, pode perder vários milhares de euros. No entanto, ter seguro de viagem pode assegurar que tal não suceda.

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