Novembro 30, 2021

Descubra como funciona o seguro saúde e qual o melhor para si?

Um seguro de saúde é um acordo legal entre si e a companhia de seguros. Esse acordo inclui um plano de saúde que o ajuda a pagar por determinados cuidados e serviços médicos, para que não tenha que pagar todos os custos por conta própria.

Como funciona seguro saúde?

O seguro ajuda a diminuir a quantidade do valor que, de outra forma, teria de pagar por um atendimento médico mais caro. Isto é tipicamente como um plano de saúde funciona, mas eles podem variar:

  • Paga um prémio – por norma mensalmente. Isto é uma taxa por ter o seguro de saúde.
  • A maioria dos planos têm uma franquia. Uma franquia é um valor que é pago por sua conta, até o seu plano de saúde ser ativado para comparticipar com uma percentagem dos custos.
  • Assim que paga a sua franquia e o seu plano seja ativado, os custos começam a ser divididos. Por exemplo, a sua seguradora pode pagar 80% dos seus custos médicos e os outros 20% são pagos por si. Isto é chamado “cosseguro”. A maioria dos cartões de seguro mostram a sua franquia ou o seu cosseguro.
  • Consultas de rotina tipicamente têm 100% de cobertura. Inclui coisas como os seus exames de rotina anuais, vacina da gripe, vacinação para as crianças, certos exames e ainda mais. (Alguns planos podem solicitar um copagamento – uma pequena taxa no momento da consulta).
  • Poupa dinheiro quando se mantém na rede de prestadores. Os prestadores concordam em dar melhores valores aos clientes da seguradora. Consegue normalmente encontrar uma lista com a rede de prestadores no website da companhia, ou pode requisitá-la através de contacto telefónico. Isto é uma peça chave para manter os seus custos baixos.
  • O seu seguro de saúde pode também incluir programas sem custo. Isto pode incluir descontos em serviços e produtos, programas de incentivo onde pode ganhar prémios em dinheiro e outros, por completar atividades saudáveis e outras.

Aprenda mais sobre franquias, copagamentos e cosseguro

Como obter um seguro de saúde?

O seu empregador pode oferecer um plano de saúde como parte do seu trabalho. Eles fazem um acordo com a companhia de seguros para decidirem os planos que lhe irão oferecer. O empregador pode também escolher adicionar programas e serviços aos seus benefícios.

Se não tiver um seguro através do seu trabalho pode optar por adquirir um por sua conta por meio de uma bolsa de saúde estadual ou federal. Pode também comprar um diretamente através de uma seguradora, como a IATI Seguros. Encontrará uma variedade de opções criadas para atender todas as suas necessidades.

O que cobre?

Os planos de saúde podem cobrir uma vasta gama de cuidados e serviços médicos. Inclui com frequência consultas de rotina e especializadas, como também cuidados de emergência, saúde comportamental e por vezes visão e audição.

O que paga por conta própria e o que o plano cobre depende de um número de fatores. Esses fatores incluem se pagou a sua franquia, qual é o seu cosseguro, se está a receber cuidados dentro da rede de prestadores, se os cuidados são de rotina ou não e por aí adiante.

Aqui estão alguns exemplos de benefícios que o seu plano pode cobrir:

  • Consultas de rotina: Coisas como um exame regular de saúde (adulto ou criança), são normalmente cobertas a 100%
  • Vacinas: Algumas vacinas também são cobertas a 100%. Como por exemplo, alguns planos cobrem a vacina da gripe e alguns tipos de vacinas para crianças.
  • Consultas especializadas: Com um médico incluído na rede de prestadores pode usufruir de um preço reduzido na consulta. O seguro ajuda a cobrir o valor assim que pagar a franquia.
  • Hospitalização: Ajuda a cobrir o valor assim que pagar a franquia. Irá pagar menos se for a um hospital que tenha acordo com a seguradora.
  • Emergências: Muitos planos de saúde não exigem que você vá a um pronto-socorro da rede em caso de emergência, mas os planos podem variar.
  • Laboratório: Se optar por um laboratório dentro da rede os seus custos serão inferiores. O seu plano também negoceia com eles taxas inferiores.
  • Cobertura adicional ou complementar que é adicionada ao seu plano de saúde: Cobertura para o tratamento de cancro, cobertura de acidente e mais, pode ajudá-lo a pagar por tratamentos por norma caros e inesperados.
como funciona seguro saude

O que não cobre?

O que não está incluído no seguro de saúde pode também variar, dependendo do tipo de plano. Aqui estão alguns tipos de serviços que normalmente não estão incluídos:

  • Medicina alternativa – como massagens, acupuntura, ervanárias e por aí adiante.
  • Cirurgia estética – como operação plástica, remoção de pele a laser, lipoaspiração, rinoplastia, etc.
  • Cirurgia para perda de peso – como banda gástrica e cirurgia bariátrica podem não estar incluídas. Depende do plano subscrito. Alguns procedimentos podem estar incluídos, se forem medicamente receitados, por isso leia os documentos com atenção.
  • Cirurgia a varizes – cirurgia a lazer para corrigir varizes é normalmente considerada estética e dessa forma, pode não estar incluída a menos que o médico comprove que é necessário, por motivos de saúde.
  • Cirurgias eletivas — especialmente cirurgias para as quais um médico não pode provar a necessidade médica.
  • Assistência médica não aprovada - se não conseguir obter a pré-certificação exigida para assistência ou serviço, o seu plano de saúde pode negar-lhe a cobertura. A pré-certificação é a pré-aprovação da sua seguradora. Muitos planos exigem esse tipo de pré-aprovação para certos tipos de procedimentos ou tratamentos.
  • Tratamentos ou procedimentos experimentais - por exemplo, cirurgias que usam novas tecnologias ou métodos que podem ainda não ter resultados medicamente comprovados.

O documento de Resumo de Cobertura de Benefícios (SBC) que vem com o plano de saúde discriminará os cuidados e serviços cobertos, bem como o que não está coberto. Quando percebe como funciona o seu plano e como funciona seguro saúde, tem mais condições de evitar o pagamento de despesas extras desnecessárias.

Quais são os benefícios?

Os benefícios do plano de saúde incluem:

  • Custos inferiores por tratamentos, já que é algo partilhado com a seguradora.
  • Consultas de rotina gratuitas – exame regular de saúde anual, exames de rotina (mamografia, colonoscopia, exame de colesterol) e certas vacinas são pagos por completo pelo seguro. Isto quer dizer que tratamentos de rotina lhe saem custo zero. Se tivesse que pagar por tudo isto, pagaria centenas de euros das suas poupanças por ano ou decidiria não ir ao médico, o que possivelmente iria impactar a sua saúde e a da sua família.
  • Cobertura para cuidados médicos caros inesperados, como uma hospitalização e tratamentos para uma doença sério, como por exemplo cancro, ou também no caso e um acidente ou uma lesão séria. Não quer dizer que não tenha qualquer custo para si, mas assim que paga a sua franquia, o seu plano paga uma grande parte do custo.  Se atingir o seu valor máximo anual (o máximo que precisa de pagar dentro de um ano) o seu plano começa a cobrir todo o seu tratamento.
  • Paz de espírito – ter um plano de saúde dar-lhe-á a sensação de conforto por saber que existe um limite no quanto terá de pagar por tratamento médico. Além disso, já que o seu plano cobre o tipo de tratamento mais dispendioso, pode também ter paz de espírito para si e para a sua família no que toca a tratamentos de rotina, sem custos adicionais. (Alguns planos podem requisitar um pequeno copagamento na altura da consulta.)

Quando deve adquirir um?

Um plano de saúde só funciona quando o tem. Considere o seu estilo de vida. Vive a sua vida de forma cautelosa e sem riscos ou gosta de viver um pouco mais no limite? É uma pessoa aventureira? Ou alguém mais caseiro? Tem alguma doença crónica que requeira tratamento? Tem uma família pela qual é responsável? Estas são as coisas a ter em mente, quando tiver a considerar se deve ou não adquirir um plano:

  • Se o seu empregador lhe oferecer um plano de saúde, deve aceitar. Será ele que irá estar encarregado pelo pagamento do mesmo. Por norma, consultas de rotina não têm qualquer custo – o que é uma grande ajuda para si e para a sua família.
  • Se tiver uma família pela qual é responsável, considere potenciais custos por não ter uma cobertura de saúde para eles. Terá capacidade financeira para pagar pelas consultas e exames de rotina? Com um plano de saúde, pode ter paz de espírito na maioria dos casos, já que o plano cobre, a maioria das vezes, os custos por inteiro.
  • Se não tiver a capacidade de suportar os custos de uma doença, ou ferimento inesperado, deve optar por adquirir um plano de saúde. Se tiver uma boa condição financeira e poder suportar pagar centenas ou mesmo milhares de euros, talvez seja capaz de viver sem um seguro de saúde. Mas, se for como a maioria das pessoas, uma doença grave ou um acidente não é uma despesa que pode facilmente pagar por sua conta.
  • Se só precisar de cobertura no momento que tiver um acidente sério. Se não quiser pagar por um plano integral de saúde e caso tenha um risco pequeno de doença ou lesões, pode considerar um seguro de saúde catastrófico. Esses planos oferecem uma cobertura básica caso aconteça um acidente grave.
  • Se tiver entre empregos, considere um seguro de saúde temporário, de forma a garantir cobertura para si e para a sua família durante qualquer lacuna na cobertura médica normal.

Em geral, a forma como o seguro de saúde funciona é semelhante entre os planos, mas dependendo das suas necessidades, os detalhes da sua cobertura médica podem variar. Certifique-se de conhecer o seu plano de saúde específico ou qualquer plano em que esteja a considerar inscrever-se.

Seguros de Viagem

Fazer um seguro de viagem de confiança é um dos mais importantes passos do planeamento de viagem. Tire todas as suas duvidas com a nossa equipa
COMPARAR PREÇOS DE SEGURO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram