Novembro 30, 2021

Descubra como fazer um seguro de telemóvel em 2022

O que é o seguro de telemóvel?

O seguro de telemóvel cobre-o se perder, danificar ou tiver o seu telemóvel roubado. Dependendo da apólice que comprar e do que reclamar, poderá cobri-lo para reparações, uma substituição renovada ou um telemóvel novinho em folha.

Pode ser especialmente útil se tiver um aparelho de telemóvel caro, ou se estiver a celebrar um contrato de telefone a longo prazo. Particularmente se tiver um historial de perda ou quebra dos seus telemóveis.

É também uma boa ideia se depender muito do seu telemóvel, talvez para o trabalho, e se precisar de o substituir rapidamente. 

O que é que o seguro para o telemóvel cobre?

A proteção contra danos é padrão na maioria das apólices de seguro de telemóveis, mas vale a pena perguntar ao seu prestador exatamente o que está coberto nos seus termos e condições, uma vez que a definição pode variar.

Como regra geral, com o seguro de telemóveis estará protegido contra:

- Perda/roubo

- Avaria mecânica

- Mau funcionamento da bateria

- Botões partidos

- Fissuras no ecrã.

A sua cobertura pode também incluir os acessórios do seu telemóvel, ou mesmo as aplicações, jogos ou música que tenha guardado no seu aparelho.

Dependendo da sua apólice, poderá ter de adicionar cobertura extra por perder o seu telemóvel. Mas o preço deste extra opcional não será necessariamente mais elevado se tiver perdido o seu telefone várias vezes no passado.

Se o seu telemóvel for roubado, deverá normalmente estar coberto por quaisquer chamadas não autorizadas do mesmo, e algumas apólices podem também cobri-lo por atividades fraudulentas se o seu telemóvel estiver ligado ao seu cartão de débito ou crédito.

Tipicamente, a maioria das apólices também cobre danos causados por água, mas convém verificar - especialmente se for habitual deixar cair o seu telemóvel no banho.

Dependendo do sinistro, o seu fornecedor de seguros pode cobrir reparações ou uma substituição. Poderá também procurar uma apólice que ofereça um serviço de substituição rápida, embora seja provável que pague mais por este tipo de cobertura.

O que não está coberto pelo seguro de telemóvel

Há uma série de coisas que não estão cobertas pela maioria das apólices de seguros de telemóveis. Estas incluem:

- Desgaste por utilização

- Danos cosméticos tais como arranhões no aparelho

- Danos intencionais

- Avarias causadas por não seguir as instruções do fabricante

- Cartões SIM perdidos

- Danos causados pela utilização de um SIM diferente do abrangido pela sua apólice

- Roubo ou perda por descuido - tal como deixar o seu telemóvel sem vigilância ou num local onde possa ser visto, como no carro.

É importante comunicar o dano ou roubo ao seu prestador de seguros (e à polícia, se aplicável) logo que isso aconteça. Algumas seguradoras podem exigir que denuncie o incidente à polícia ou que apresente uma queixa dentro de um determinado prazo - frequentemente 24 horas ou menos.

Deverá também verificar se a sua apólice o cobre enquanto estiver no estrangeiro, especialmente se estiver ausente frequentemente ou por um período de tempo prolongado. Pode haver limitações à cobertura que tem no estrangeiro.

Porque é que preciso de seguro de telemóvel?

Se precisa ou não de seguro de telemóvel depende realmente da probabilidade de perder ou danificar o seu telemóvel. Se é propenso a acidentes ou esquecido, vale a pena pensar se poderá ou não substituir o seu telemóvel se este não tiver seguro e se for danificado para além de qualquer reparação.

Que tipos de apólices de seguro de telemóveis estão disponíveis?

Pode comprar:

- Uma apólice de telemóvel autónoma que apenas cobre o seu telemóvel

- Seguro Tecnológico que pode cobrir o seu telemóvel e outros dispositivos, como computadores portáteis e tablets.

- Seguro de conteúdo doméstico que inclui cobertura para o seu telemóvel

Ter o seu telefone coberto pelo seguro do seu conteúdo doméstico significa que não terá de subscrever e gerir múltiplas apólices. Mas terá de verificar a redacção de qualquer apólice de seguro de conteúdo para ver se o seu telemóvel está coberto e se o pode adicionar se não estiver.

Verifique também a sua franquia - o montante pago para qualquer reclamação - para ter a certeza de que vale a pena. Verifique também se o seu telemóvel está coberto quando está em viagem. Caso contrário, pode adicionar cobertura para bens pessoais fora de casa. O seguro residencial padrão pode não incluir danos acidentais no seu telemóvel, pelo que isto é outra coisa a verificar e acrescentar, se necessário.

Seguros de Viagem

Fazer um seguro de viagem de confiança é um dos mais importantes passos do planeamento de viagem. Tire todas as suas duvidas com a nossa equipa
COMPARAR PREÇOS DE SEGURO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram