Dezembro 1, 2021

Seguro de viagem preço: Qual é?

O seguro de viagem é uma parte vital de qualquer viagem de férias ou de negócios. É verdade que ninguém gosta de pagar mais para poder divertir-se, mas, ao comparar as diferentes opções, poderá selecionar a apólice que encaixa nas suas restrições orçamentais e que lhe permite fomentar o seu amor pela aventura.

Naturalmente, isto também lhe proporciona um maior conhecimentos sobre aquilo que esperar. Aqui estão algumas dicas que o ajudam a começar.

O que é que determina: seguro de viagem preço?

Ainda que alguns sites e prestadores lhe possam dar estimativas quanto à totalidade do orçamento do seu seguro de viagem, os custos reais irão variar bastante consoante as circunstâncias em que se encontra. Para exemplificar, um plano mais económico poderá ficar-lhe entre 3 e 4 por cento do custo total da viagem, mas não lhe proporcionará uma cobertura tão satisfatória. Por outro lado, as opções de luxo, com todas as regalias incluídas, poderão ter valores entre os 10 e os 15 em termos de percentagem.



Simular Seguro de Viagem ✈️


Iati seguros



Definir os custos específicos

A maioria dos especialistas crê que há certos fatores com uma clara influência sobre os preços. Em termos de férias e de coberturas médias, estes podem incluir:

  • Duração e destino da viagem,
  • Coberturas opcionais,
  • Quantidade de pessoas a necessitar de seguro e quais as suas idades, e
  • O custo global total da viagem.

Condições especiais

Alguns viajantes acabam por pagar mais pelo seu seguro devido ao seu nível de risco. Por exemplo mesmo que não tenha em mente uma viagem que inclua paraquedismo na Amazónia, o simples facto de ter uma condição médica que requeira atenção especial poderá resultar na necessidade de aquisição de algumas coberturas extra.

Em grande parte dos casos, apólices com elementos adicionais estão associadas a seguros de valor mais elevado. Ainda assim, se for diligente na sua comparação, conseguirá compensações desses custos adicionais através da procura de descontos especiais, por exemplo.

Planear a sua cobertura ideal

Os termos e benefícios do seguro de viagem são extremamente facilmente personalizáveis. Imaginemos um exemplo no qual considera que poderá haver a hipótese de uma emergência que o fará ter de regressar ao seu país de forma súbita. Neste caso, o ideal seria beneficiar de um plano de custo mais elevado, no qual tenha incluído um reforço na cobertura de cancelamento. Caso sinta que a cobertura padrão não é suficiente, ou que as franquias de assistência médica são demasiado elevadas, é possível um ajustamento que lhe confira uma maior proteção.

Estas pequenas alterações podem fazer a diferença. Fazer a leitura dos termos e condições que cada apólice engloba antes de tomar a sua decisão permite-lhe uma comparação consciente dos preços, podendo assim desfrutar de uma viagem bem-sucedida.

Os seguros de viagem não são de tamanho único, pelo que os seus preços e condições serão variáveis. Contudo, poderá ser útil compreender as diretrizes dos preços no mercado para que consiga planear devidamente a aquisição do seu seguro.

Geralmente, os custos do plano adquirido estarão entre os 4 e os 10 por cento do custo total daquilo que pagou de forma prévia. Por exemplo, se despendeu 5000 dólares (aproximadamente 4400 euros) na marcação da sua viagem, as apólices de seguro à sua disposição terão preços entre os 250 e os 500 dólares (aproximadamente 220 e 440 euros, respetivamente). O valor final vai depender das diferentes variáveis.

seguro de viagem preço

As tarifas dos seguros de viagem

No cálculo do preço do plano, os prestadores do seguro terão em consideração alguma informação pessoal, além do custo da viagem.

  • Idade dos que viajam
  • Números de viajantes
  • Duração da viagem
  • Tipo de cobertura

A idade dos viajantes é considerado como um dos fatores mais determinantes. Tipicamente, um viajante com mais de 65 anos de idade esperará tarifas mais elevadas. Caso esteja a viajar com menores de idade, esses poderão ser incluídos sem quaisquer custos adicionais, ou então com uma tarifa mais baixa – dependendo da companhia em questão.

O número de viajantes e a duração da viagem podem muitas vezes aumentar as tarifas dos planos. Isto porque, com maior número de variáveis, maiores os riscos associados. Por exemplo, se for viajar para o estrangeiro durante 21 dias, em vez de apenas 7, estará mais tempo à mercê de emergências médicas ou de necessidade de interrupção da viagem. O mesmo se aplica se estiver a viajar com quatro a cinco pessoas, em vez de apenas duas.

O tipo de cobertura que selecionar também terá influencia na tarifa aplicada. Um plano básico e padrão custará menos, naturalmente, do que um plano que inclua uma panóplia de benefícios opcionais como o cancelamento por qualquer motivo ou a cobertura em caso de colisão de um automóvel alugado.

O seguro de viagem certo

As tarifas não deverão dissuadi-lo de adquirir a cobertura que considera necessária à total proteção da sua viagem. A IATI Seguros tem centenas de planos para todos os géneros de viajantes. O tipo de proteção de alguém que vá escalar nos Himalaias, por exemplo, é significativamente diferente daquele que necessitará uma família que fará um cruzeiro até às Bahamas.

Além da comparação entre tarifas, também importa que compare as coberturas. Isto garantirá que está a selecionar o plano adequado à sua viagem. Pode ser útil comparar seguros de viagem que lhe ofereçam coberturas similares e que sejam adequados às suas necessidades. Não se deixe levar por um plano extremamente barato sem os benefícios de que necessita; ou, da mesma forma, por um plano de elevados valores com benesses exageradas para a viagem que vai fazer.

É aconselhável que obtenha o seu seguro no próprio momento da reserva da viagem, uma vez que, caso contrário, poderá suscetibilizar-se a riscos de não estar devidamente coberto na eventualidade de algo a perturbar ou impedir.

A título de exemplo, se o surgimento de uma doença ou de uma perturbação meteorológica afetar a sua viagem, não poderá reivindicar qualquer reembolso se ainda não tiver o seu seguro ativo.

O seguro de viagem irá, normalmente, cobri-lo após o seu término. Ou seja, no decorrer da viagem, poderá ter que suportar os custos adiantadamente, para depois apresentar o seu sinistro à companhia seguradora, tal como acontece noutros tipos de seguro. É, por isso, necessário que guarde toda e qualquer documentação, como faturas hospitalares, por exemplo, sob pena de ter a sua solicitação refutada.

Deverá sempre ler atentamente os parágrafos de menores dimensões para que saiba exatamente aquilo que está a adquirir e aquilo em que estará coberto. Algumas apólices podem não cobrir tudo aquilo de que necessita, pelo que é importante que confirme tudo antes de partir.

Seguros de Viagem

Fazer um seguro de viagem de confiança é um dos mais importantes passos do planeamento de viagem. Tire todas as suas duvidas com a nossa equipa
COMPARAR PREÇOS DE SEGURO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram