Dezembro 5, 2021

Seguro viagem COVID: Pode obter um seguro de viagem com cobertura para a COVID-19?

Pode obter um seguro de viagem que oferece alguma proteção financeira contra alguns dos possíveis riscos associados ao coronavírus - por exemplo, ter de mudar os planos de viagem ou enfrentar despesas médicas adicionais para o tratamento COVID-19 enquanto estiver fora.

- Seguro de viagem.

- Seguro viagem COVID.

- Seguro para apenas uma viagem.

- Seguro para várias viagens.

Que fornecedores oferecem apólices com cobertura para a COVID-19?

Muitos dos fornecedores que comparam o mercado trabalham, agora oferecem alguma cobertura para os riscos associados à COVID-19. É fácil encontrar quais os fornecedores que oferecem essa cobertura. Verá as apólices destacadas como fornecendo proteção adicional devido à COVID-19 na lista de cotações. Pode obter um resumo do que é coberto em relação à COVID-19 clicando em 'Mais detalhes'.

Infelizmente, não há "tamanho único" em termos de proteção adicional para a COVID-19. Cada política é diferente e terá limites e condições diferentes que podem ser aplicadas.

Mesmo que um provedor ofereça cobertura relacionada com a COVID-19, não virá necessariamente com todas as suas apólices. Algumas seguradoras podem apenas incluí-la nas suas apólices topo de gama - portanto, ouro, diamante, platina, apólices do tipo premium - enquanto outros podem incluí-la em toda a sua gama. Detalhes sobre se a proteção adicional devida à COVID-19 está incluída podem ser encontrados na nossa página de resultados de preços quando consultar as cotações.

Como em qualquer apólice de seguro de viagem, terá de verificar minuciosamente os detalhes do que está e não está coberto para ver se corresponde às suas necessidades.

Que riscos COVID-19 podem ser cobertos pelo seguro de viagem?

Tipicamente, as apólices oferecerão cobertura para:

- Cancelamento se o próprio ou qualquer pessoa abrangida pela apólice obtiver o coronavírus antes de viajar.

- Custos médicos se o próprio ou qualquer pessoa coberta pela apólice obtiver o coronavírus enquanto estiver no estrangeiro.

- Despesas adicionais de transporte e/ou alojamento, se o próprio ou qualquer pessoa coberta pela apólice tiver de prolongar a sua estadia no estrangeiro devido a adoecer com o coronavírus.

O que devo procurar quando compro um seguro de viagem com proteção adicional para a COVID-19?

Verifique os montantes de cobertura oferecidos para ver se serão suficientes para as suas necessidades.

Analise cuidadosamente a informação corrente em torno do coronavírus, tanto para situações antes de viajar (que podem resultar no cancelamento), como se algo acontecer enquanto estiver fora, (como ficar doente, ter de encurtar a viagem ou ter de a prolongar porque as fronteiras estão fechadas).

Verifique os documentos da apólice para conferir o que está coberto quando, por exemplo:

- Você ou alguém coberto pela apólice for diagnosticado com coronavírus nas duas semanas anteriores à partida.

- Você ou os seus companheiros de viagem são internados no hospital devido ao coronavírus no prazo de 28 dias após o início da viagem.

- O alojamento que reservou tem de fechar depois de ter feito o check-in porque você, outro hóspede ou um membro do pessoal foi diagnosticado com coronavírus.

- É-lhe negado o embarque por causa de um teste de temperatura ou outro resultado de teste médico.

- Um familiar próximo, companheiro de viagem ou associado de negócios tem uma doença grave ou morre - algumas políticas podem excluir o coronavírus da sua definição de doença grave.

- Tem de prolongar a sua viagem devido a um país que fecha as suas fronteiras ou a atrasos nos seus transportes públicos reservados.

- É necessário ser repatriado numa emergência médica.

Que reivindicações relacionadas com o coronavírus estão suscetíveis a ser excluídas?

É provável que as reivindicações não sejam consideradas, quando:

- Estava a sentir sintomas de COVID-19, ou tinha sido aconselhado a autoisolar-se quando comprou o seu seguro ou no momento da reserva.

- Comprou a apólice depois de ter feito um teste positivo ou está à espera dos resultados do teste e deve viajar dentro de 14 dias.

- Não viaja porque a pessoa com quem iria ficar está infetada com o coronavírus.

- Escolheu não viajar simplesmente porque não queria ou tinha medo de viajar.

- Necessita de tratamento médico no estrangeiro e foi contra os conselhos oficiais ou médicos sobre doenças infeciosas.

- Encontra-se num destino com restrições, como os lockdowns, que existiam ou foram anunciados publicamente antes de comprar o seu seguro ou quando efetuou a sua reserva.

Algumas políticas podem excluir as estadias forçadas por causa da COVID-19. Lembre-se de verificar a documentação da sua apólice para quaisquer exclusões que o possam afetar.  

Seguro viagem COVID

Precisarei de ter sido vacinado?

Isto depende da sua seguradora, por isso é importante que verifique cuidadosamente toda a informação presente na apólice. Algumas apólices declaram agora que aqueles que optaram por não ter as vacinas recomendadas não estarão cobertos por quaisquer reclamações relacionadas com a COVID-19. Isto inclui o cancelamento, redução, ou despesas médicas e de repatriamento de emergência.

Como posso fazer uma reclamação?

Se precisar de fazer uma reclamação, precisará de documentação para a fundamentar. Por exemplo - dependendo do que está a reivindicar - poderá ter de apresentar:

- Uma cópia do resultado positivo do teste COVID-19 que recebeu de um médico registado.

- Uma confirmação por escrito da companhia aérea ou operador confirmando o motivo pelo qual lhe foi recusado o embarque e detalhes de qualquer transporte alternativo oferecido.

- Recibos ou faturas de qualquer transporte, alojamento ou outros custos, encargos ou despesas a que se refere.

- Qualquer outro documento oficial ou relatório médico confirmando o seu diagnóstico de COVID-19 que levou ao seu autoisolamento ou necessidade de cancelar a sua viagem.

Seguro viagem COVID

Verifique a sua apólice para ver que provas e documentos serão necessários, assim como os prazos para a sua produção.

A sua apólice dar-lhe-á todos os detalhes sobre a forma de fazer uma reclamação. É normalmente sensato certificar-se de que tem consigo uma cópia dos seus documentos e quaisquer números de linha de ajuda de que necessita para obter auxílio urgente da sua seguradora.

Como qualquer apólice de seguro, um sinistro está sujeito aos termos e condições da apólice e aos limites dos benefícios. E só porque há cobertura para uma situação particular, não é garantia de que o seu sinistro será pago.

Estarei coberto se cancelar a minha viagem?

Depende do motivo do seu cancelamento e do que diz a sua apólice. É provável que esteja coberto se lhe for confirmado que tem coronavírus, mas não estaria coberto se, por exemplo, comprasse a sua apólice de seguro após o seu diagnóstico.

Verifique cuidadosamente as regras de cancelamento antes de escolher uma apólice.

O meu seguro irá cobrir-me se tiver de ser colocado em quarentena no estrangeiro?

Algumas apólices irão, mas verifique os detalhes para ter a certeza, se quiser este nível de cobertura.

Lembre-se: Qualquer apólice de seguro adquirida para cobrir uma viagem a um destino onde a autoridade local, ou o Foreign Commonwealth & Development Office (FCDO), tenha dado instruções aos cidadãos para não viajarem, não será válida. Em todos os casos, se tiver alguma dúvida, verifique o contrato da apólice ou contacte o seu provedor antes de adquirir, para se certificar de que a cobertura satisfaz as suas necessidades.

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