Novembro 30, 2021

Seguro Viagem Despesas Médicas? Todos os detalhes!

O que são despesas médicas de viagem?

Todos ouvimos histórias de horror de pessoas que têm de hipotecar de novo as suas casas após uma estadia num hospital enquanto estão de férias, mas como podemos garantir que isso não nos acontece?

A cobertura das despesas médicas é uma das principais razões pelas quais subscrevemos um seguro de viagem. Ter esta cobertura protegerá contra quaisquer custos incorridos na sequência de um ferimento ou doença que tenha resultado em tratamento médico de emergência no estrangeiro.

O que é que o Seguro Viagem Despesas Médicas cobre?

Quando planeamos umas férias, tendemos a pensar em sol, mar e sangria - não deitados numa cama de hospital com uma conta de seis dígitos para pagar. Embora possamos acreditar que não vamos adoecer ou ficar envolvidos num acidente, não é algo sobre o qual tenhamos qualquer controlo, razão pela qual precisamos de assegurar que as nossas despesas médicas são cobertas pela nossa apólice de seguro de viagem.

O seguro viagem despesas médicas existe para o proteger caso adoeça ou sofra ferimentos durante as férias. O seu seguro de viagem não cobrirá apenas os custos do tratamento de emergência, dependendo da sua apólice, as despesas médicas cobrirão também os custos associados, incluindo;

- Alojamento ou despesas de viagem adicionais

- Busca e salvamento se for medicamente necessário

- Subsídio de inconveniência hospitalar (compensação por faltar às suas férias devido a estar no hospital)

- Despesas de viagem de um familiar ou amigo para ficar consigo e acompanhá-lo a casa

Cuidado, algumas apólices de seguro de viagem não cobrirão as despesas médicas se se verificar que se encontra sob a influência de álcool ou drogas não sujeitas a receita médica, ou se se ferir ao fazer uma actividade que não esteja coberta pela apólice. O seguro de viagem pode também recusar-se a cobrir despesas médicas relacionadas com comportamentos violentos.

As despesas médicas também não cobrirão qualquer tratamento que possa esperar até ao seu regresso a casa. Vale a pena notar que algumas apólices de seguro de viagem podem ter muito mais restrições do que outras, pelo que recomendamos que verifique cuidadosamente a forma como a apólice está redigida e que tenha cuidado quando estiver de férias!

As despesas médicas estão cobertas pela minha apólice como padrão?

Quase todas as apólices de seguro de viagem cobrem as despesas médicas como padrão, embora os níveis de cobertura e restrições sejam diferentes entre as seguradoras. Assim, ao adquirir a sua apólice de seguro de viagem, certifique-se de que a cobertura das despesas médicas é a que esperaria para a viagem que vai efetuar e para o seu destino.

Cuidado, a maioria das apólices de seguro de viagem não cobrirá tratamentos médicos privados, a menos que tenha sido previamente acordado com a equipa de assistência de emergência agindo em nome da sua companhia de seguros.

O que fazer numa emergência médica?

Ter despesas médicas cobertas pela sua apólice de seguro de viagem é vital, mas saber o que fazer em caso de emergência médica é igualmente importante. Quer seja você mesmo ou um companheiro de viagem a necessitar de cuidados médicos, siga estes simples passos para assegurar-se de que recebe a ajuda certa;

- Ligue à sua seguradora de viagem o mais rapidamente possível ou peça a um familiar/amigo para ligar em seu nome, a maioria das seguradoras de viagem terá uma equipa de assistência médica de emergência disponível 24/7 - mantenha este número num local seguro, como uma carteira ou telefone.

- Ao falar com a sua companhia de seguros de viagem, tenha em mente que o hospital não poderá oferecer qualquer tratamento até que a cobertura das despesas médicas tenha sido confirmada.

- Poderá ter de pagar despesas mais pequenas no momento do tratamento e depois a sua companhia de seguros de viagem reembolsará quaisquer despesas quando regressar a casa.

- As despesas médicas maiores serão pagas pela sua companhia de seguros de viagem, a equipa de assistência médica de emergência providenciará as garantias para tal.

- Não se esqueça de guardar uma cópia de todas as facturas detalhadas de todas as despesas médicas que pagar, pois a sua companhia de seguros de viagem irá solicitá-las quando apresentar um pedido de reembolso.

Tenha cuidado, conheça a sua cobertura! Não quer ser apanhado no caso de acontecer o pior, por isso certifique-se de ler os documentos da sua apólice antes de viajar, para que esteja plenamente consciente da cobertura disponível e do processo a seguir em caso de emergência.

seguro viagem despesas medicas

As despesas médicas cobrem-me o repatriamento?

Sim, a maioria das apólices de seguro de viagem incorporam a repatriação na cobertura das despesas médicas. Vale a pena verificar o texto da sua apólice antes de comprar para garantir a cobertura do repatriamento, pois não gostaria de ficar retido no estrangeiro sem ter de pagar bilhetes novos e não reembolsáveis!

Ser trazido para casa antes do fim das suas férias (repatriado) pode significar que tem alojamento e aluguer de automóvel que já pagou e que agora já não pode utilizar. Deverá poder reclamar por isso ao abrigo da secção de restrições da sua apólice, por isso, para além das despesas médicas e repatriamento, assegure-se de que a sua apólice cobre as restrições, pois não quer ser mal pago e ficar sem dinheiro.

Cuidado, após receber tratamento médico poderá não estar apto a voar imediatamente - assegure-se de que a sua apólice cobrirá alojamento adicional e despesas associadas caso necessite de ficar no estrangeiro para recuperar após tratamento médico.

E se eu precisar de uma ambulância aérea no estrangeiro?

As despesas médicas cobrirão todos os custos necessários para o levar de volta ao Reino Unido, incluindo uma ambulância aérea. Na sua apólice de seguro de viagem, isto chamar-se-á repatriação.

Dito isto, as ambulâncias aéreas não são a resposta a qualquer emergência médica e, por vezes, o seu fornecedor de seguros de viagem pode apresentar sugestões de transporte alternativo para o seu país. Por exemplo, se estiver doente, em mau estado de saúde, os seus órgãos estão a debilitar-se, se estiver em pós-operatório, se tiver excesso de líquidos ou se tiver anomalias nos seus níveis sanguíneos (para citar algumas), então voar de ambulância aérea pode ser incrivelmente perigoso e, em alguns casos, ameaçar a vida.

Qualquer pedido de uma ambulância aérea será analisado pela sua equipa médica das seguradoras de viagem e se for classificado como sendo "medicamente contra-indicado" (o que significa que trazê-lo para casa através de ambulância aérea pode causar mais danos do que benefícios), então eles procurarão métodos alternativos para o trazer para casa - todos os quais serão cobertos por despesas médicas.



Simular Seguro de Viagem ✈️


Iati seguros



O meu seguro de viagem cobrirá tratamentos de emergência ou necessários?

Por vezes o inesperado acontece, quer se trate de uma doença súbita ou acidente, as despesas médicas ao abrigo da sua apólice de seguro de viagem existem para cobrir qualquer emergência ou tratamento necessário - mas o que significam estes termos?

Emergência - exatamente o que diz a palavra, um acontecimento inesperado que requer atenção médica imediata.

Necessário - tratamento que não pode ser evitado em nenhuma circunstância e que é apropriado à lesão ou doença que foi sofrida.

Tratamento de emergência ou necessário não inclui procedimentos tais como; tratamento cosmético, revisões de rotina, cataratas ou tratamentos complementares, pelo que estes procedimentos e quaisquer complicações resultantes destes procedimentos não são cobertos por uma apólice de seguro de viagem.

As condições médicas irão afetar o meu limite de despesas médicas?

Viajar com uma condição médica existente pode ser uma preocupação, mas garantir que tem o nível certo de seguro dar-lhe-á paz de espírito que, se o pior acontecer, terá cobertura suficiente.

Certifique-se apenas de informar os seus prestadores de seguros de viagem sobre todas as suas condições médicas para que estejam totalmente cobertos caso tenha um surto da doença nas férias ou tenha uma doença que esteja ligada a uma das suas condições médicas.

Embora tecnicamente não seja uma condição médica, a cobertura da gravidez varia entre apólices. Algumas despesas médicas cobrirão a gravidez até um certo número de semanas como padrão e só cobrirão se surgirem complicações após esse período - mas verifique a descrição da sua apólice antes de comprar, pois o número de semanas de gravidez cobertas pode diferir de seguradora para seguradora. E se estiver a ter um parto múltiplo ou uma gravidez atípica, a cobertura será mais restritiva, portanto, verifique cuidadosamente a descrição da apólice antes de comprar.

Despesas médicas em diferentes países

Quer esteja a fazer um cruzeiro pelas Caraíbas ou a viajar de avião para as cidades cosmopolitas da Europa, a cobertura das despesas médicas é obrigatória, uma vez que o tratamento médico nos EUA pode atingir as esmagadoras 100.000 libras esterlinas para um vírus no estômago - sim, um vírus no estômago!

O Foreign and Commonwealth Office (FCO) recomenda que a sua apólice de seguro de viagem ofereça um mínimo de £1 milhão de despesas médicas para a Europa e £2 milhões de despesas médicas para os EUA e para o resto do mundo.

Não se esqueça de embalar o seu EHIC quando viajar para a Europa, pois isto dar-lhe-á direito a tratamento médico gratuito ou com desconto - continuará a precisar de seguro de viagem para cobrir custos associados, tais como repatriamento ou cuidados de enfermagem!

Seguros de Viagem

Fazer um seguro de viagem de confiança é um dos mais importantes passos do planeamento de viagem. Tire todas as suas duvidas com a nossa equipa
COMPARAR PREÇOS DE SEGURO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram